quarta-feira, 27 de abril de 2011

PEQUENA MISS SUNSHINE



          A uns dois anos atrás assisti um filme que me deixou perplexa, isso porque o filme contava a história de uma família americana cheia de problemas. Os problemas em si não me deixaram nesse estado mas sim o resultado dos tais problemas, o fracasso. O fracasso absoluto de cada integrante da família foi o que me tocou (não tem como não sorrir), formando assim uma família fracassada. Ao contrário dos filmes de comédia mais comuns do cinema Pequena Miss Sunshine apesar de ter uma lição no final (por mais que não seja a lição esperada) não muda a imagem dessa estranha, encantadora e ao mesmo tempo patética família. O que mais posso dizer? Bem, esse filme me cativa por não ser o "comum" do cinema, me cativa pela realidade dos personagens e por fim por sua intenção real.


          
          Um pai que não consegue vender seu programa de passos para o sucesso (mesmo o tal programa não condizer em nada com seu estilo de vida), um tio que tentou a morte por ser abandonado por um de seus estudantes e que aos poucos perde seu status acadêmico, um avó liberal e viciado em heroína, um irmão que fez voto de silêncio e não gosta de sua família e uma mãe típica americana e que nega ser fumante compulsiva, mesmo realmente sendo.

          É nesse ambiente que vive a jovem Olive, uma jovem gorducha que sonha em ganhar um concurso de beleza infantil  e que vê a realização de tal sonho muito próxima ao receber o convite para participar do concurso "A Pequena Miss Sunshine", mas para isso Olive precisa viajar até a Califórnia. E é assim que essa família parte unida numa jornada cheia de emoções na estrada. Tais aventuras mostram o fracasso de cada membro da família, cada um com sua derrocada, transformando Olive na unica esperança da família de ganhar algo.


          Sem dar muitas informações digo que esse filme possui um final inesperado, não por simplesmente não ser o que se espera e sim por como ele é executado! Simplesmente SURREAL! Assistir Pequena Miss Sunshine me fez ver como o cinema cresceu para diversos lados (nem todos agradáveis mas sim com um aumento visível das demonstrações de talento e de arte de quem trabalha para ter um belo trabalho nas telas), principalmente com relação aos filmes de baixo orçamento como esse, que possui um roteiro inteligente e boas sacadas.



Marília Ferreira




Título no Brasil: Pequna Miss Sunshine
Título original: Little Miss Sunshine
Lançamento: 2006 (EUA)
Direção: Jonathan Dayton, Valerie Faris
Elenco: Abigail Breslin, Greg Kinnear, Paul Dano, Alan Arkin.
Duração: 101 min
Gênero: Comédia






4 comentários:

  1. AAAMO ESSE FILME... É MAIOR ONDA ESSA MENININHA GOORDA... post legal msm ;)

    ResponderExcluir
  2. e a Olive batendo na bundinha, é uma graça! haha O filme realmente é muito bom mesmo, alem de ser uma comedia diferente, ainda faz uma puta de uma critica aos concursos de beleza infantis né

    ResponderExcluir
  3. eu achei esse filme muito engraçado e doido tbm
    otimo post!

    ResponderExcluir
  4. Olá,Marília. Sou fã deste filme, tanto que fiz uma postagem dele no meu blogger. Excelente texto esse o seu, parabéns. Um abraço...

    ResponderExcluir