quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

TRON - UMA ODISSÉIA ELETRÔNICA


Para o meu primeiro post resolvi falar sobre um filme antigo que assisti a alguns dias atrás e que chamou minha atenção. Recentemente a Disney lançou um filme entitulado Tron: O Legado. O que muitas pessoas não sabem é que essa história cheia de efeitos especias de 2010 é uma continuação de um filme de 1982 chamado Tron - Uma Odisséia Eletrônica, com pouquíssimos atrativos visuais apesar de seu grande esforço. Esse filme que apesar da baixa bilheteria e efeitos fracos foi inovador para sua época trazendo conceitos e termos modernos sobre computação que hoje são utilizados por todos.


Bem meus amigos, "Tron - Uma Odisséia Eletrônica" é mais do que apenas um belo cartaz no quarto de nosso querido nerd espião Chuck Bartowski.


        Dirigido por Steven Lisberger e estrelado por Jeff Bridges o filme conta a história de Kevin Flynn um gênio dos computadores que trabalhava para uma multinacional chamada Encom até que todos seus projetos de jogos eletrônicos foram roubados por Ed Dillinger, um executivo que depois se torna o “manda-chuva” da empresa enquanto Flynn é demitido e passa a administrar um fliperama cheio dos jogos roubados que ele próprio projetou tornando-se assim o melhor jogador de seu fliperama. 


 Ainda inconformado Flynn tenta diversas vezes invadir o sistema da Encom atrás de provas contra Dillinger e em busca de ter sua antiga vida de volta. Porém Dillinger é o criador de um programa de xadrez que criou consciência chamado Master Control Program ou MCP, que no mundo digital se apodera de diversos programas e os escraviza os obrigando a  lutar em jogos até a morte. Com tanto poder o MCP planeja até dominar o mundo real, que por sinal vive em tempos de Guerra Fria.
Com ajuda de seus amigos (Alan Bradley e Lora Baines) que ainda trabalham na Encom Flynn tem acesso a um terminal da empresa e um de seus computadores na esperança de encontrar provas da autoria de seus jogos, mas ele precisa da ajuda de um dos programas de Alan que tem como finalidade encontrar programas estranhos, ao encontrar ele paralisa o sistema (é um programa semelhante a um anti-vírus) permitindo no caso que Flynn tenha acesso a sua preciosa informação, esse programa é conhecido como Tron.

       Infelizmente o programa MCP se apodera de uma invenção que digitaliza matéria levando Flynn para o mundo dos programas, onde ele tem que participar dos jogos que está acostumado a jogar em seu fliperama, mas dessa vez como personagem real dos jogos. Assim ele parte em sua jornada para conseguir sair desse mundo digital.

É bom lembrar que Tron trouxe conceitos ainda não conhecidos pela maioria como o que é um programa e um usuário. Inovador porque apesar dos efeitos fracos é um fime dos anos 80 sendo que a maioria de nós só teve acesso a um computador lá pelos anos 90 que muitas vezes era considerado um aparelho para pessoas de classe média alta. Tron: O Legado com toda sua tecnologia e incríveis efeitos visuais ao trazer esse estranho mundo digital de volta sem dúvida não será tão revolucionário como seu antecessor que mesmo sendo um filme assistido e lembrado por poucos teve e ainda tem seu valor reconhecido.  

Marília Ferreira


Título no Brasil: Tron - Uma Odisséia Eletrônica
Título Original: TRON
País de Origem: EUA / Taiwan
Gênero: Ficção / Aventura
Tempo de Duração: 96 minutos
Ano de Lançamento: 1982
Direção: Steven Lisberger
 


5 comentários:

  1. Ficou muuito bom esse post!!! Eu vi tron: O legado, mas nem sabia sobre a existencia do outro Tron rs' xD

    ResponderExcluir
  2. Gostei viu... eu naum assisti Tron O legado ainda... + agora to pensando em assisti o antigo, pra ver (os fius de nilon) a evolução na area cinematográfica!!!

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito bom!! Aí sim fomos surpreendidos novamente!
    Bjs, bjs, bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! voc escreve bem dude! ;D
    não assisti nenhum dos dois filmes. HAHA
    mas agora, vou pensar na possibilidade de assistir, ambos. \o/

    beijocas;*

    ResponderExcluir
  5. Muito foda! esse filme abre mais uma vez aquilo de " O que é real?" o que é realmente possivel?! Eles vivem em um universo paralelo Mto loco!

    ResponderExcluir