domingo, 30 de janeiro de 2011

A ORIGEM

         


          Dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Leonardo DiCaprio "A Origem" foi talvez o filme mais inteligente e bem feito do ano de 2010. A forma intrigante e bem montada como o filme é produzido faz com que você não desgrude o olho da tela em momento algum, uma hora pelos efeitos  impressionantes, outra hora porque você não quer perder o fio da meada da história que exige sua total atenção por sua complexidade ao falar do subsconciente humano.



          DiCaprio faz um trabalho fantástico na pele de Dom Cobb um especialista em roubar segredos da mente humana que aprendeu a retirar informações importantes das pessoas por meio de seus sonhos, procurado pela polícia em seu país (EUA) pelo assassinato de sua esposa, sem poder voltar para sua casa e seus filhos. Cobb está sempre acompanhando de seu amigo Arthur que cuida dos planos em geral, estudando as vitímas, cuidando de todos os detalhes e certificando-se de que tudo sairá como esperado.



          Ao ser testado por um empresário poderoso chamado Saito, Cobb descobre uma maneira de ter sua ficha limpa e poder voltar para sua família. Ele e Arthur devem implantar uma idéia na mente de um jovem  (Robert Fisher) que em breve herdará o império de negócios de seu pai. A idéia que eles devem plantar na mente do jovem é que após a morte de seu pai ele deve desmembrar a empresa herdada, algo extremamente lucrativo para Seito que tirará seu principal rival dos negócios.



          Para conseguir algo tão difícil como influenciar a opinião de Fisher eles precisam formar uma equipe, como conseguir alguém que cuide dos sedativos, dos cenários e de alguém que consiga se passar por outras pessoas nos sonhos. Após procurar, os dois formam sua quipe: o Extrator (Cobb), o Armador (Arthur), a Arquiteta (Ariadne), o Químico (Yusuf), o Falsificador (Eames) e o Turista (Saito, que resolve se juntar a equipe mesmo contra a vontade dos outros). 



           O que torna o plano tão difícil além de plantar a idéia é sua execução, pois Cobb cheio de culpa pela morte de sua esposa permite que suas lembranças entrem nos sonhos, inclusive sua esposa (Mal) que tenta constantemente convencê-lo a permanecer nos sonhos. A única pessoa que sabe desse segredo é Ariadne, a Arquiteta, que dentro do sonho tenta ajudar Cobb a controlar suas lembranças. A complexidade da incepção de uma idéia dentro de um sonho é que  será preciso que Cobb coloque sonhos dentro de outros sonhos o que pode deixar as coisas instáveis, porque eles precisam de um sedativo mais forte para uma duração maior de tempo. Se eles morrerem no sonho, ao invés de acordarem como de costume eles ficarão presos no limbo (um lugar tão profundo nos sonhos onde as pessoas até podem envelhecer, já que quanto mais profundo, maior a sensação de que o tempo demora a passar).



           Sendo assim, a equipe de Cobb parte para uma missão arriscada na mente do jovem empresário Fisher, encontrando desafios inesperados e muitos segredos revelados. A Origem é um filme que toca em assuntos como "qual o poder da mente e nosso subconsciente?". Complexo ao falar das camadas dos sonhos, de como nossa mente cria e de como funcionam as idéias depois que plantadas em nossa mente. Com efeitos, atuações, enredo instigante e um toque de surrealidade "A Origem" foi o melhor filme de Christopher Nolan e o melhor filme ficção cintífica do ano de 2010.



                    Marília Ferreira


Título no Brasil: A Origem
Título original: Inception
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Christopher Nolan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page
Duração: 148 min
Gênero: Ficção Científica

7 comentários:

  1. eu queria assitir esse filme, parece ser bem legal!!!!

    ResponderExcluir
  2. FOI O MELHOR FILME DE 2010 E NA MINHA OPINIÃO MERECE O OSCAR, OU É ELE OU A REDE SOCIAL! QUEM LEVA?! A REDE SOCIAL É O QUERIDINHO, MAS QUEM MERECE MSM É A ORIGEM!

    ResponderExcluir
  3. Dahora a sinopse... to loko pra ve o filme disseraum ser MUITO LOKO... marilia achu q origem vence, pq rede social naum tem nenhum efeito especial... alem de ter alguns erros no filme segundo o próprio MARK o criador(ladrão) do Face( sera?) !!!

    ResponderExcluir
  4. meo, voc fica paranoica depois de assistir esse filme OMG

    ResponderExcluir
  5. é um filme realmente intrigante a origem é um filme pra voce assistir duas vezes ele nos faz pensar no poder da nossa mente o ser humano é icrivel

    ResponderExcluir
  6. Esse filme mereceu todos os oscars que ganhou, só nao entendo como ele foi indicado como melhor filme e como melhor diretor nao! tipo o filme nao foi feito sozinho.Mas tudo bem né, faze oq?! A origem é um otimo filme, muito bem feito e agente fica fascinados do começo ao fim!

    ResponderExcluir